Willis Carrier inventou um processo mecânico para condicionar o ar.
Durante séculos, o homem tentou livrar-se do calor utilizando ventiladores, gelo e vários outros métodos em tentativas inúteis.
Em 1902, um engenheiro formado pela Universidade de Cornell, Willis Carrier inventou um processo mecânico para condicionar o ar, tornando realidade o controlo climático de ambientes fechados.
A invenção de Carrier foi uma resposta aos problemas enfrentados pela indústria nova-iorquina Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Co., que tinha seu trabalho prejudicado durante o verão, estação em que o papel absorve a humidade do ar e se dilata. As cores impressas em dias húmidos não se alinhavam nem se fixavam com as cores impressas em dias mais secos, o que gerava imagens borradas e obscuras.
Carrier teorizou que poderia retirar a humidade da fábrica pelo arrefecimento do ar. Desenhou, então, uma máquina que fazia circular o ar por tubo arrefecidos. Este processo, que controlava a temperatura e a humidade, foi o primeiro exemplo de condicionador de ar contínuo por processo mecânico.